terça-feira, 28 de maio de 2013

O USO DA ÁGUA NA VALORIZAÇÃO DE PROJETOS PAISAGÍSTICOS



Devido a vida agitada, trânsito caótico e alto nível de estresse, a população acabou se distanciando da natureza. Para mudar essa realidade, muitas pessoas estão idealizando um espaço de refúgio em suas casas, buscando um lugar que proporcione momentos de bem-estar, relaxamento, equilíbrio e uma maior sensação de contato com a natureza.

As pessoas se sentem atraídas pela água, gostam de estar em lugares com esse elemento da natureza. Quando a água está presente em um jardim, ela se torna o foco principal do ambiente, além de valorizar esteticamente a paisagem, traz movimento e é símbolo de pureza que é revelada pela transparência. A união de outros elementos naturais com a água, como plantas, madeiras e pedras é perfeita e com isso, o uso da água no paisagismo vem crescendo cada vez mais como elemento de destaque.
A água pode surgir em cascatas, espelhos d’água, fontes e lagos ornamentais, sempre se adequando ao estilo da paisagem e da edificação. Sendo utilizada em maior ou menor escala, dependendo do tamanho do projeto.
 A principal característica de um lago ornamental é a existência de um animal aquático (geralmente peixes e tartarugas), visando recriar um ambiente parecido com o habitat natural. Plantas aquáticas e terrestres, queda d’água grande ou pequena acompanham o ambiente, juntamente com pedras naturais, cuidadosamente dispostas a fim de criar uma estética agradável. Já o espelho d’água tem a função principal de refletir na água o ambiente em sua volta, havendo pouca movimentação, água rasa e ausência de animais.
  Para haver o equilíbrio do ecossistema, a qualidade da água é primordial, devendo se manter sempre cristalina, e para isso, é necessário uma bomba de movimentação e um sistema de filtragem eficiente, composta por filtros físicos, biológicos, químicos e ultravioleta. Para evitar o desperdício, deve-se aplicar técnicas para o reuso da água. Um dos métodos, é a captação e armazenamento da água da chuva em cisternas, com emprego de bombas para a sua reutilização. Portanto, é muito importante utilizar equipamentos específicos e contratar empresas especializadas que ofereçam, não somente os serviços de implantação, mas também os de manutenção. 
    A presença da água, pedras, peixes, plantas, trazem uma sensação agradável de bem-estar, de paz, induzem à contemplação, purifica e refresca o ambiente, transmite tranquilidade, conforta, valorizando os imóveis e concretiza os sonhos das pessoas que desejam se aproximar da natureza e apreciar esse contato com maior respeito ao meio ambiente. 

Publicado por: Naiara Senju - Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário