quinta-feira, 27 de junho de 2013

TREPADEIRAS: SELEÇÃO DE ESPÉCIES

As trepadeiras são espécies vegetais que enfeitam caramanchões e treliças, integram construções ao paisagismo, escondem muros e alambrados com a sua ramagem que sobe, literalmente, pelas paredes. São plantas que encantam com sua folhagem ornamental, possuem belas flores e ainda existem espécies que produzem frutos saborosos.
A Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis) é uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhada e atrai beija-flores.

A rosa-trepadeira (Rosa wichurana) é indicada para pleno sol e é ótima para enfeitar arcos, treliças e pergolados.
     A lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsoniae) é uma trepadeira que não atrapalha a passagem, sendo perfeita para adornar a entrada da casa. Possui uma beleza delicada e suas flores são vermelhas, envolvidas por um cálice branco, com longos estames.

     A trepadeira-jade e a jade-vermelha se destacam com a sua florada que é bastante marcante. A trepadeira-jade (Strongylodon macrobotrys) apresenta flores em um tom entre o verde e o azul e a jade-vermelha (Mucuna bennetti) apresenta um vermelho muito intenso.

  Possui um crescimento vigoroso e suas inflorescências se classificam como pendentes, com as flores em grande quantidade e são agrupadas em cachos com formato de garras invertidas.

   A sete-léguas (Pandorea ricasoliana) é uma trepadeira de crescimento muito evasivo, que assume o formato da estrutura que a sustenta, criando efeitos surpreendentes e dão um toque de romantismo ao paisagismo. 
   A glicínia (Wisteria floribunda) é originária do Japão e é uma trepadeira com florescimento intenso no inverno. Suas floradas espetaculares são perfeitas para decorar a fachada e exalam um suave perfume.

      Algumas trepadeiras, além de proporcionar sombra e belas flores, ainda produzem frutos saborosos. É o caso do maracujá e da videira:
  • Maracujá (Passiflora alata):
  • Videira (Vitis vinifera):
 Publicado por: Naiara Senju - Bióloga

2 comentários: