sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ROSA DO DESERTO: UMA BELEZA QUE REQUER POUCOS CUIDADOS

        A Rosa do deserto (Adenium obesum) é uma espécie que produz flores grandes, em forma de sino e com cores marcantes. É extremamente rústica e requer pouquíssimos cuidados. Seu caule, cuja base vai dilatando conforme a planta cresce, chama bastante atenção. Isso acontece porque em sua região de origem (África Oriental e Sul da Arábia) a planta desenvolve-se sob o clima tropical árido e em solo arenoso.


O Caule dilatado ajuda a Rosa do deserto em sua sustentação e na armazenagem de água.

Seu crescimento é extremamente lento, mas quando chega a idade adulta a planta pode atingir até dois metros de altura.

A Rosa do deserto é uma linda planta ornamental, que necessita de poucos cuidados. Há várias tonalidades de cor, do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho.
           Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares.

Não tolera o frio abaixo de 10º C ou encharcamento.
Ainda que tolere meia sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno.

Motivos sobram para a Rosa do deserto ser a principal atração do seu jardim, seja em vasos ou no solo. Essa planta vai chamar muita atenção, pois possuí um charme no caule que fica exposto (quanto mais torcido o caule, mas valiosa se torna) e desperta a curiosidade de todos.

Publicado por: Flúvia de Oliveira Noronha
Graduanda em Design




Um comentário: